quarta-feira, 3 de maio de 2023

Bandeira verde: conta de luz continua sem cobrança extra de energia em maio.

A conta de luz continua com bandeira tarifária verde para todos os consumidores neste mês de maio. Segundo a Aneel, as condições para geração de energia pelas hidrelétricas são favoráveis. O Sistema Interligado Nacional atingiu 87% de armazenamento médio no início do período mais seco do ano, o que permite ao órgão, inclusive, considerar ser bastante provável que a bandeira verde vai continuar em vigor por todo ano de 2023.

A bandeira verde significa que a conta de luz vem sem cobrança de taxa extra por quilowatt-hora consumido. A notícia é boa, mas poderia ser ainda melhor, não fossem os reajustes anuais da conta de luz, que Agência Nacional de Energia Elétrica continua aproando, o que acaba deixando a conta de luz mais cara. Esses reajustes que repassam ao consumidor alta dos custos das empresas distribuidoras de energia, principalmente por causa da inflação.

O índice de reajuste varia de acordo com a distribuidora. Entre as que tiveram novos valores tarifários aprovados em abril, estão a Enel Ceará e a Neoenergia Coelba. A primeira atenda a quase 4 milhões de unidades no Ceará e o reajuste aprovado para consumidores residenciais foi de 4,6%. A segunda opera na Bahia e atende a mais de 6 milhões de unidades e o reajuste aprovado foi de 8,23%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário