sexta-feira, 5 de junho de 2020

Brasileiros vão participar de testes de vacina britânica contra a Covid-19.

Dois mil voluntários brasileiros vão participar dos testes de vacina contra a Covid-19 do Reino Unido. De acordo com o G1, o procedimento será realizado no Brasil e foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com apoio do Ministério da Saúde.

Desenvolvida pela Universidade de Oxford, a vacina ofereceu proteção em estudo feito com seis macacos e existe a expectativa de que fique pronta ainda este ano. No entanto, os pesquisadores ingleses adiantam que os testes em humanos têm apenas 50% de chances de sucesso e podem não garantir que a imunização contra a doença seja eficaz.

Eles esclarecem que a dificuldade para provar a possível eficácia da vacina está no fato de que os voluntários precisam ser expostos ao vírus enquanto ele circula entre a população. Ao mesmo tempo, tanto os cientistas envolvidos na pesquisa quanto as autoridades de saúde do mundo todo torcem para que a Covid-19 desapareça e deixe de infectar pessoas, o que por outro lado, prejudicaria os estudos.

A vacina está sendo aplicada desde o final de abril em dez mil voluntários britânicos e o Brasil é o primeiro país fora do Reino Unido a testar a eficácia da imunização. A Organização Mundial da Saúde informa que atualmente há pelo menos 133 candidatas a vacina, das quais dez estão na fase de testes em humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário