sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Gás de cozinha vai ter preço único no Brasil partir de março de 2020.

O gás de cozinha vai ter preço único em todo o país a partir do ano que vem. O Conselho Nacional de Política Energética resolveu suspender a resolução que permite a prática de preços diferenciados do gás liquefeito de petróleo, o GLP. Quando a resolução foi publicada, em 2015, a intenção era baratear o produto para famílias de baixa renda, o que não aconteceu do modo como era esperado, na avaliação do governo.

O gás de cozinha conta com subsídios, mas as empresas têm autonomia para estipular o preço das embalagens e os custos com transporte, por exemplo, o que reduz o efeito prático dos incentivos. Para se ter uma ideia, um botijão de 13 kg custa menos de 25 reais na refinaria, mas é vendido a preços que variam de 60 a 90 reais para o consumidor.

O preço único, que começa a vigorar em primeiro de março de 2020, vai ser aplicado tanto para o gás de cozinha como para o produto vendido a granel, comercializado para a indústria. A expectativa é que a medida atraia novos agentes nas etapas de produção e importação, aumentando a concorrência e reduzindo os preços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário