sábado, 19 de outubro de 2019

Colete inteligente promete proteger ciclistas em caso de queda ou colisão.

As bicicletas têm se popularizado como meio de transporte nas grandes cidades do Brasil. Em muitos países do mundo já são um modelo consolidado. Uma das principais questões, no entanto, é a segurança do ciclista, que ficam bastante vulneráveis aos perigos. Capacete é item essencial e basicamente tudo o que protege quem está na bicicleta.

Foi pensando em garantir ainda mais segurança para quem opta em trafegar com a magrela que uma empresa francesa criou um airbag inteligente para ciclistas. Lá na França, estima-se que dois milhões de pessoas andem de bicicleta todos os dias e as projeções indicam que o número aumentará nos próximos anos. O airbag para ciclistas já está à venda por lá e a ideia é que seja comercializado em outros países do mundo, incluindo o Brasil.

Ele é, na verdade, um colete inteligente feito de nylon que tem dois sensores: um colocado no colete e outro no banco da bicicleta. Com a tecnologia de algoritmos sofisticados, esses sensores são capazes de analisar os movimentos do ciclista em tempo real. Eles inflam o colete 60 milésimos de segundos antes de quedas e os choques, protegendo o tórax, o pescoço e o abdômen.

Segundo os criadores, o grande desafio foi chegar ao algoritmo exato que inflasse o aparelho apenas em caso de risco ao ciclista, e não, por exemplo, em movimentos bruscos causados quando a bicicleta desce uma calçada, freia ou muda de direção. Na França, o airbag custa 690 euros, mais ou menos 3 mil e 100 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário