domingo, 13 de outubro de 2019

Otimistas morrem menos do coração, diz estudo.

Pessoas otimistas tem menor risco de doenças cardiovasculares e morte prematura. É o que revela uma nova revisão de estudos internacionais que analisou evidências de 15 estudos publicados anteriormente, com quase 230 mil participantes, explorando uma ligação entre otimismo e o risco de eventos cardiovasculares, como ataque cardíaco ou morte por doença cardíaca.

Os resultados mostraram que em comparação com os participantes menos otimistas, os mais otimistas tinham um risco 35% menor de eventos cardiovasculares e um risco 14% menor de morte precoce. Especialistas alertam que não está claro como exatamente o otimismo ajuda as pessoas a alcançar uma vida mais longa. Mas é possível que pessoas mais otimistas tenham vidas mais saudáveis, como ter melhores dietas e mais exercícios do que pessoas mais pessimistas. Outro fator, pode ser que as pessoas otimistas sejam melhores na solução de problemas e lidando com as adversidades.

Os pesquisadores lembram que o otimismo é apenas um dos muitos fatores relacionados aos resultados de saúde, o que significa que os problemas não podem ser evitados simplesmente com um pensamento positivo, e há muito mais a ser explorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário