quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Bafômetro pode virar equipamento obrigatório em automóveis.

O bafômetro poderá ser um dispositivo obrigatório nos veículos brasileiros. Isso é o que propõe um projeto de lei, que corre na Câmara dos Deputados, e sugere que o equipamento seja instalado no sistema de ignição dos veículos. Com isso, só seria possível dar partida após o condutor soprar o bafômetro e ele apontar que não ouve ingestão de álcool.

Se o texto for aprovado, os etilômetros serão instalados, inicialmente, nos projetos de zero-quilômetro desenvolvidos no Brasil. Após três anos, em todos os carros novos. E em quatro anos, de acordo com um calendário, a instalação seria obrigatória em toda a frota do país. Conforme a proposta, a ideia é contribuir diretamente na redução de casos de motoristas que bebem e dirigem. Fator preocupante, e grande causador de acidentes.

Há países que já adotam tal prática, como a França, que, desde maio, determinou a instalação dos equipamentos nos veículos do país. No Brasil, o motorista que é flagrado dirigindo alcoolizado, ou sob efeito de drogas, é multado em quase 3 mil reais, toma sete pontos na Carteira de Habilitação, e ainda tem o direito de dirigir suspenso por 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário