quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Três meses antes do fim, 2020 já se torna o ano com mais focos de incêndio no Pantanal na história.

O número de focos de incêndio no Pantanal bate recorde. No mês de setembro, foram mais de oito mil, apontam dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Até então, o mês com mais focos de incêndio desde que o levantamento começou a ser feito pelo Inpe, em 98, tinha sido agosto de 2005, quando houve cerca de seis mil registros.

Para se ter uma ideia, o total de ocorrências em setembro foi quase três vezes maior que mesmo período do ano passado. Com isso, 2020 também entrou para a história como o ano com mais focos de incêndio no Pantanal: em nove meses, já foram mais de 18 mil. O pior período até então era 2005, quando em 12 meses foram cerca de 12 mil e 500 registros.

Vale destacar que o Pantanal enfrenta a maior seca em quase 50 anos. Porém, entidades ligadas ao meio ambiente avaliam que a situação poderia ser outra se o Governo desse a atenção que o tema merece. E o Ministério Público do Distrito Federal já pediu à Justiça o afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A suspeita é que ele tenha agido, de propósito, para aliviar as medidas de proteção ambiental.

Vale lembrar que na reunião ministerial de 22 de abril, cujo video foi divulgado pela Justiça, Salles sugeriu que o Governo aproveitasse que o foco das pessoas está no coronavírus para, abre aspas, passar a boiada, fecha aspas, no sentido de mudar normas de preservação.

As queimadas foram tema até do debate da eleição presidencial dos Estados Unidos, na terça, quando o candidato de oposição, Joe Biden, disse que as florestas brasileiras podem ser destruídas e que se ele estivesse no poder faria alguma coisa pra combater o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário