sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Vacina contra a Covid-19 só deve ser aprovada na União Europeia em 2021, prevê órgão regulador de medicamentos.

A população da Europa não deverá ter acesso à vacina contra a Covid-19 este ano. A opinião é da Agência de Medicamentos da União Europeia, que considera pouco provável que o imunizante fique pronto até o final de 2020.

O diretor-executivo do órgão, Guido Rasi, disse em entrevista à Bloomberg, que mesmo que as farmacêuticas apresentem os dados em algumas semanas e haja um tempo mínimo de avaliação, o ano já estará no fim. Embora admita que tecnicamente é possível que a vacina fique pronta e seja aprovada antes de 2021, na prática isso é muito difícil, afirma Rasi. Ele esclarece que as primeiras vacinas receberão autorizações temporárias de um ano para a comercialização.

O aumento dos casos de Covid-19 na Europa aumenta a pressão por uma vacina e os países poderão usar poderes de emergência nacional para distribuir o imunizante antes de obter a autorização da Agência de Medicamentos. Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump espera conseguir aprovar uma vacina até as eleições de novembro, um prazo que também parece improvável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário