domingo, 16 de outubro de 2022

Período eleitoral aumenta risco de infarto e AVC; tensão que envolve a disputa é o principal motivo.

As eleições presidenciais 2022 não se resolveram em primeiro turno, o que significa que os eleitores de todo o país voltarão às urnas no último domingo deste mês de outubro, dia 30, para a escolha final. Em alguns estados, a escolha para o governo do estado também ficou pendente, então, os eleitores depositarão dois votos nas urnas.

Analistas políticos apontam para o clima tenso que envolve o processo democrático este ano. O país está dividido e muitos de nós sentem a tensão no ar. Mas é preciso ter atenção. E em muitos aspectos. Você sabia que até mesmo a nossa saúde está em risco maior nesse momento?

Uma pesquisa feita pelas universidades de Harvard e Columbia, nos Estados Unidos, em 2020, ano das eleições entre Joe Biden e Donald Trump mostrou que o período eleitoral aumenta em até 17% risco de internações por infarto e AVC, que é o Acidente Vascular Cerebral.

Em momentos de muito nervosismo causado por divergências políticas e tensão na espera do resultado, por exemplo, o corpo liberação hormônios do estresse, como a adrenalina e a noradrenalina, na circulação sanguínea. Essas substâncias fazem os batimentos cardíacos aumentarem, elevando a pressão arterial, que é uma das principais causas de infartos que, muitas vezes, pode ser fatais.

Vale dizer aqui que os principais sinais que que você pode estar tendo problemas cardíacos e que, portanto, deve buscar ajuda médica o mais rápido possível são dor no peito, dor no braço esquerdo, dificuldade em respirar, náusea e mal-estar. Suor excessivo, muito cansaço e tontura, além de dores súbitas no tórax ou no abdômen também podem ser sinais de alerta. O atendimento rápido nessas ocasiões faz toda diferença e pode salvar vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário