segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Brasil é país com mais títulos e mais jogadores eleitos como melhores em Copas do Mundo.

Falta cerca de um mês e meio para o início da Copa do Mundo do Catar. Para quem gosta de futebol e até para quem não é ligado muito no dia a dia da modalidade, mas se anima com o torneio mundial, disputado a cada quatro anos, a ansiedade aumenta a cada dia Que seleção vai levantar a taça? Quem vai ser o melhor jogador da Copa?

No que depender de feitos e números históricos, a nossa seleção certamente está entre as favoritas. Vamos em busca do hexacampeonato. O que significa que já levantamos a taça 5 vezes nas 21 edições da Copa do Mundo. Aliás, a nossa seleção é a única que esteve presente em todas elas. E a única pentacampeã!  Depois do Brasil, Alemanha e Itália são as que têm mais títulos: 4 cada uma.

Somos também a seleção com o maior número de representantes entre os melhores jogadores Copa. Em 21 edições do torneio até aqui, 21 nomes diferentes conquistaram o prêmio individual, sete deles donos de amarelinhas: Leônidas da Silva, em 1938; Zizinho, na Copa de 50. Didi, em 58 e Garrincha, em 1962.

Pelé ficou com o prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo 1970, coroando a conquista do tricampeonato mundial; Romário foi o nome da Copa de 1994, ano do Tetra, e Ronaldo, Fenômeno, ficou com o prêmio em 1998. Depois, do Brasil, aparecem como seleções que emplacaram a maior quantidade de melhores jogadores da Copa até hoje Argentina e Itália, com três cada. Na última Copa, a de 2018, o título de melhor jogador foi para o meio-campista da Croácia, Luka Modric.

Nenhum comentário:

Postar um comentário