quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Idoso que assiste muita TV tem 24% mais chance de ter Alzheimer, uso do computador reduz o risco.

Pesquisa comparou a relação entre o risco de desenvolver Alzheimer após os 60 anos, com duas atividades que não exigem esforço físico. Uma delas é assistir à televisão e a outra, utilizar o computador, e apesar de em ambas a pessoa permanecer sentada, os resultados foram totalmente diferentes.

Na pesquisa, os idosos que tinham o hábito de utilizar o computador apresentaram 15% menos chances de ter Alzheimer. Já entre os que permaneciam mais tempo na frente da TV, o risco de desenvolver a doença era 24% maior.

De acordo com os pesquisadores, o computador é intelectualmente mais estimulante e pode ser comparado à leitura. Por outro lado, assistir à televisão é uma atividade cognitiva passiva, em que não é preciso pensar muito.

Estudos anteriores demonstraram que manter um estilo de vida cognitivamente ativo pode atrasar o início da demência no Alzheimer. A pesquisa teve a participação de 146 mil adultos com mais de 60 anos, que não apresentavam demência quando começaram a ser entrevistados.

Após mais de 12 anos de acompanhamento, três mil e 500 voluntários estavam com Alzheimer. Os resultados foram publicados nos Estados Unidos, na revista científica Processos da Academia Nacional de Ciências, na tradução para o português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário