quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Você sabe porque 12 de outubro é feriado nacional?

Quarta-feira, 12 de outubro, é feriado nacional. Apesar de muitos celebrarem a data como Dia das Crianças, o feriado desta quarta- feira, dia é, na verdade, uma data religiosa. O país celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio. A data se tornou oficialmente feriado 50 anos depois, a partir do decreto de Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980.

Relatos históricos contam que, em outubro de 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia tentavam pescar no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, para um jantar especial para o Conde de Assumar. Desanimados, após horas sem nada conseguir, um deles viu que havia em sua rede uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e, depois, a cabeça.   Eles pegaram a imagem quebrada e enrolaram em um manto. Bastou para que as redes, que por horas nada pescaram, se enchessem de peixes.

Antes de levarem tudo para o banquete, entregaram os pedaços da estátua a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, irmã de Felipe e mãe de João, que juntou as duas partes com cera e a colocou num pequeno altar na casa da família, agradecendo a Nossa Senhora o milagre dos peixes. Nascia ali a devoção a Nossa Senhora Aparecida. Muitos brasileiros, especialmente os que seguem a religião Católica, têm uma imagem de Nossa Senhora Aparecida em casa. Para eles, Maria é um modelo de fé e suas virtudes devem ser imitadas pelos fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário