quarta-feira, 19 de outubro de 2022

É bom saber: dia de jogo do Brasil na Copa não é feriado e trabalhador precisa respeitar regras da empresa.

Falta um mês para começar a Copa do Mundo do Catar. E a expectativa entre os brasileiros que curtem o Mundial é que o selecionado de Tite volte com a tão sonhada taça de hexacampeão. Será? Mas até quem não curte futebol pode estar ansioso para o início do torneio. É que, de quatro em quatro anos, a participação da seleção canarinho na Copa do Mundo faz a maior parte do país voltar os olhos para a tela da TV ou do telão por, pelo menos, 90 minutos, a cada vez que o time entra em campo.

Tem gente até que acha que dia de jogo do Brasil é feriado. Mas não é, não! Apesar de alguns municípios brasileiros decretarem ponto facultativo em datas de jogos da seleção, quando há Copa, e alguns já terem feito isso esse ano, não existe, na legislação trabalhista, a obrigação por parte da empresa de dispensar os funcionários em dias de jogos. Ou seja, com o Brasil em campo ou não, a data continua sendo considerada um dia útil e o trabalhador precisa seguir as regras da empresa.

E aí, depende mesmo de cada empregador. Muitas empresas acabam flexibilizando a jornada em dias de jogos. Existem atividades, no entanto, que a suspensão do expediente não é possível nem mesmo durante a partida. Na primeira fase, o Brasil entra em campo 3 vezes em dias da semana, no período da tarde, considerando o horário de Brasília.

A estreia é na quinta-feira, 24 de novembro, contra a Sérvia, às 4 da tarde; o segundo desafio é na segunda-feira, dia 28, contra a Suíça, à uma da tarde, e, o terceiro e último jogo da primeira fase é contra Camarões, no dia 2 de dezembro, uma sexta-feira, também às 4 da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário