segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Pesquisa mostra que 8 em cada 10 brasileiros apoiam a democracia; 5% preferem a ditadura.

O sistema democrático tem o apoio da maioria da população brasileira. É o que indica pesquisa Datafolha. E o apoio chegou ao nível recorde desde 1989, início da série histórica: 79% - o que significa dizer que 8 em cada 10 pessoas no nosso país acreditam que a democracia é a melhor forma de governo. 11% acreditam que tanto faz a democracia ou a ditadura. E 5 e cada 100 disseram que a ditadura é melhor que regime democrático, mesmo percentual dos que não opinaram.

Comparando os dados dessa pesquisa com levantamento realizado em outubro de 2018, o apoio à democracia cresceu dez pontos percentuais - era 69%, na ocasião. A taxa de apoiadores à ditadura há 4 anos era de 12% e, portanto, caiu sete pontos.

O levantamento mais recente do Datafolha, que apontou apoio recorde à democracia, foi realizado entre os dias 17 e 19 de outubro com 2.912 pessoas em 181 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiança, que é a probabilidade de refletir a realidade, é de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário