sábado, 16 de março de 2024

Acesso à internet cresce e 161 milhões de brasileiros são usuários.

O acesso à internet aumentou no Brasil. Em 2022, 87% da população com idade acima dos 10 anos eram usuários. No ano anterior, o índice era de 84%. Pesquisa do IBGE indica que 161 milhões de brasileiros acessam a internet. Houve avanço, também, na área rural, onde 72% da população eram usuários no ano passado. Esse índice, aliás, mais que dobrou entre 2016, quando foi a pesquisa começou a ser feita, e 2022.

No geral, quando se analisa o país como um todo, o acesso à internet muda bastante de acordo com o grau de instrução. Praticamente todas as pessoas com ensino superior são usuárias. Já no caso dos brasileiros sem instrução, o índice não chega nem a 40%. A pesquisa ainda mostrou que os idosos lideram o crescimento do acesso à internet. Em 2016, apenas 24% dos brasileiros com mais de 60 anos eram usuários. Hoje, o índice chega a 62%.

Chama a atenção, ainda, o fato de o computador perder cada vez mais espaço. 99% dos brasileiros que acessam a internet o fazem pelo celular. 47% pela televisão, já que as Smart Tvs ganharam espaço, e somente 35% pelo computador. A maior parte da população, mais de 90%, usa a rede para chamadas e troca de mensagens por áudio, vídeo e fotos. A terceira atividade mais comum é assistir a vídeos, seguida pelo uso das redes sociais e pelo consumo de músicas, rádio ou podcasts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário