segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Puxados por registros da região Nordeste, assassinatos aumentam no Brasil em 2020.

O número de assassinatos no Brasil aumentou em 2020. A triste constatação é do Monitor da Violência, uma ferramenta mantida pelo portal de notícias G1, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O monitor acompanha estatísticas de crimes violentos no país, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Ao todo, no ano passado, foram registradas 43 mil, 892 mortes violentas, duas mil, 162 ocorrências a mais em relação a 2019. Entram no cálculo homicídios dolosos, incluindo feminicídios, latrocínios, que são roubos seguidos de mortes, e lesões corporais seguidas de morte.

A análise por regiões do país mostra que o aumento foi puxado pelos registros do Nordeste. Os assassinados cresceram 20%, sendo Ceará o destaque negativo. As mortes por assassinatos aumentaram 81% em território cearense no ano passado. Os crimes do tipo também cresceram ligeiramente na região Sul, mas no Norte, no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil, o registro de crimes violentos foi menor, em 2020, mantendo a comparação com 2019 – aqui o destaque foi o Pará, estado com a maior diminuição de mortes: -19%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário