terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Uso duplo de máscaras e ajuste correto ao rosto aumentam a proteção contra a Covid-19.

Usar a máscara cirúrgica por baixo da de pano aumenta a proteção contra o coronavírus. É o que mostra um estudo divulgado pelo Centro de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, publicado na BBC News.

No experimento, a combinação dos dois dispositivos promoveu bloqueio de 92,5% das partículas de uma tosse simulada. Mas para que a proteção ocorra, é necessário que elas sejam corretamente ajustadas no rosto, sem permitir que o ar entre ou saia pelas laterais, alertam os cientistas.

A eficácia do bloqueio aumentou para 95% quando as duas máscaras, ou somente a cirúrgica, foram ajustadas nas laterais com um nó. Já com o uso da máscara cirúrgica ou da de pano sem o nó lateral, cada uma apresentou redução de cerca de 40% no nível de exposição.

O estudo não mediu a capacidade de filtragem dos dispositivos e sim o quanto eles seriam capazes de reduzir a exposição às partículas da Covid-19. Os pesquisadores esclarecem que os níveis de proteção podem variar de acordo com a composição das máscaras e lembram que um fator importante é que os dispositivos estejam bem ajustados ao rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário