sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Cor dos olhos do bebê mudou quando cresceu? Melanina e fatores externos podem influenciar, diz estudo.

Não são os olhos apenas dos bebês que podem mudar após o nascimento. Alterações na tonalidade da íris dos adultos também ocorrem ao longo da vida, conforme o organismo é exposto a fatores externos, como lesões, infecções e até mesmo à luz do sol. Os dados são de estudo com 148 bebês realizado em instituto da Universidade de Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Cerca de dois terços nasceram com olhos castanhos e um terço – aproximadamente 40 bebês – tinham olhos azuis. Dos 40 com olhos azuis, dois anos depois, 11 apresentavam a cor castanho; outros três ficaram com cor de avelã (castanho-esverdeado); e em duas crianças os olhos se tornaram verdes. Já entre os nascidos com olhos castanhos somente quatro sofreram transformações e cinco ficaram com olhos mais claros.

Outro estudo realizado nos Estados Unidos com mais de mil 300 gêmeos demonstrou que, entre os idênticos, a cor dos olhos para de mudar aos seis anos de idade na maioria dos casos, mas 20% deles continuam a ter mudanças até a idade adulta. Entre os não-idênticos, as modificações ocorrem mais em idade avançada.

Os cientistas concluíram, ainda, que o principal pigmento dos olhos, a melanina, em concentrações diferentes determina cores mais azuladas ou esverdeadas quando fibras da íris difundem a luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário