terça-feira, 8 de novembro de 2022

Número de mortes por AVC cresce no Brasil.

Cerca de 12 pessoas morrem, por hora, no Brasil, vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Do início do ano a 13 de outubro, foram 87 mil 518 brasileiros que perderam a vida pela doença provocada pela alteração de fluxo de sangue no cérebro. Os dados obtidos no Portal de Transparência do Registro Civil colocam o AVC como principal causa de morte no país.

No mesmo período, por exemplo, o infarto matou 81 mil 987 pessoas. O AVC liderou o número de óbitos por mais de 30 anos. Após 2011, com ampliação de medidas para socorro imediato ao paciente, o número de casos diminuiu. Com a pandemia de covid-19 e o risco de contágio pelo novo coronavírus fez as pessoas deixarem de adotar medidas para prevenir a doença.

Desde o fim de 2020 o número de casos aumenta, principalmente pela falta de visitas regulares ao médico para controle da pressão arterial e abandono do uso de medicamentos. Entre as formas de reduzir o número de mortes é reconhecer os fatores de riscos, conhecer os primeiros sinais e buscar atendimento adequado para o momento de crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário