sábado, 22 de agosto de 2020

Mesmo com alta das mortes por Covid-19, total de brasileiros que cumprem o isolamento social desaba.

Mesmo com piora nos indicadores relacionados à pandemia, número de brasileiros em isolamento social despenca. Em 17 de abril, quando morreram 210 pessoas, no País, pela Covid-19, 21% da população não saíam de casa de jeito nenhum. Já no último dia 11, quando foram confirmados quase mil e 300 óbitos, esse índice caiu pra 8%.

A pesquisa foi feita pelo instituto Datafolha. O total de pessoas que saem de casa apenas quando não há outra opção também diminuiu. De 50 para 43%. Já a quantidade de brasileiros que dizem tomar cuidado, mas que saem pra trabalhar ou para outras atividades, aumentou bastante. Eles representavam 26% da população; agora são 44. Enquanto 6% disseram que, pra eles, nada mudou: são pessoas que mantiveram a rotina de antes da pandemia. Em abril, 4% estavam nessa situação. No geral, os homens e as pessoas jovens cumprem menos o isolamento social que as mulheres e os idosos.

Quando se considera a renda de cada um, os mais pobres, que ganham até dois salários mínimos, são os que mais ficam em casa. E os mais ricos, que recebem acima de 10 salários, são os que mais saem pra rua. Por fim, as pessoas que mais confiam no presidente Jair Bolsonaro, pra quem a pandemia não é algo tão grave, são as que menos cumprem o isolamento social. O Datafolha ouviu mais de duas mil pessoas, por telefone, nos dias 11 e 12 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário