quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Falando de Tecnologia: Pode ou não pode usar o celular enquanto ele carrega?

Um garoto de 11 anos morreu, no último dia 23 de agosto, após receber descarga elétrica de celular que estava carregando. A fatalidade aconteceu em Santarém, no oeste do Pará. Não foi, infelizmente, o primeiro caso. Vira e mexe, uma fatalidade dessa é noticiada, o que sempre reacende uma questão? Usar o tablet ou o celular enquanto ele carrega é perigoso?

Em primeiro lugar, é importante deixar claro uma coisa: o problema, na realidade, não é o dispositivo em si, mas a bateria. Quando um aparelho está ligado na tomada, a bateria fica mais quente, é normal. O que não pode acontecer é o superaquecimento, que pode levar à explosão. Se você usa o dispositivo com ele na tomada, a bateria tende a esquentar mais do que se o aparelho não estivesse em uso. Por isso, o ideal é optar por não usar o celular ou atender ligações se o aparelho estiver carregando, especialmente se você estiver em um ambiente com altas calor extremo.

Furos, partes amassadas ou qualquer outro dano na carcaça do celular ou tablet ou na bateria também potencializam os riscos. Outra situação em que os riscos de um acidente aumentam é quando o tempo está chuvoso. Na verdade, o perigo mesmo são os raios, que podem causar circuitos e descargas elétricas em aparelhos ligados na tomada. Se há alguém usando o celular em um momento como esse, recebe a descarga. Foi o que aconteceu com o garoto em Santarém. O tempo estava chuvoso na cidade, que também registrava a ocorrência de raios. Quando a bateria e o carregador são oficiais do aparelho, os riscos são mínimos, mas existem. O grande perigo é quando os itens não são homologados pela Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações.

Antes de liberar a comercialização de celular, cabos, carregadores e baterias aqui no Brasil, técnicos da agência fazem vistorias e testes que servem para garantir a qualidade do produto e o uso seguro dele. Por isso, por mais que o preço pareça atrativo, evite comprar cabos, carregadores, baterias ou até mesmo celulares e tablets não homologadas. E, por segurança, para evitar qualquer tipo de problema, sempre que possível, não use o seu dispositivo enquanto ele carrega. Outra recomendação importante é sempre tirar o carregador da tomada assim que o ciclo de recarga for concluído, sejam os equipamentos originais ou piratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário