terça-feira, 11 de agosto de 2020

Rússia registra primeira vacina contra o coronavírus; comunidade internacional questiona eficácia.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira (11) que o país foi o primeiro do mundo a registrar uma vacina contra o novo coronavírus. Segundo ele, a dose é eficaz, permite uma imunidade estável contra a Covid-19 e passou por todos os testes necessários.

A comunidade internacional, no entanto, coloca o anúncio russo sob suspeita. Isso porque a Rússia não publicou nenhum estudo ou dado científico sobre os testes realizados. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, que acompanha mais de 100 pesquisas sobre vacinas que estão sendo realizadas ao redor do mundo, a dose registrada pela Rússia está em na fase 1 do processo de desenvolvimento. Lembrando que, por padrão, são necessárias 3 fases completas de estudos e testes clínicos para que uma vacina tenha eficácia e segurança comprovada e comece a ser aplicada em massa.

De todos os estudos ao redor do mundo, ao menos 4, segundo a OMS, estão na fase 3. E a vacina russa não é um deles. Apesar disso, nada impedir a Rússia de adotar a vacina em seu programa de saúde - mesmo sem ter cumprido as 3 etapas. Especialistas avaliam, no entanto, que é como ser o país estivesse fazendo uma experiência em nível nacional, já que ainda não há estudos clínicos suficientes a respeito da dose. Segundo o Ministério da Saúde da Rússia, a vacinação da população deve começar em outubro, de forma gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário