segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Entenda a diferença entre a perda de olfato provocada pela gripe e pela Covid-19.

Considerada um sintoma comum em quadros gripais, a perda de olfato tem sido relatada por alguns dos pacientes infectados por Covid-19. Mas diferente do que acontece quando estamos com gripe ou resfriado, a pessoa com coronavírus que deixa de sentir cheiros não apresenta nariz entupido ou congestionado.

Além disso, o sintoma surge de forma repentina, acompanhado de perda de paladar e o paciente não consegue nem diferenciar o doce do amargo. Já quando estamos gripados, ainda é possível perceber alguns desses sabores. Os dados são de um estudo feito no Reino Unido, divulgado pela BBC News Brasil.

Os pesquisadores acreditam que a Covid-19 afeta células nervosas que estão envolvidas com as sensações de cheiro e paladar. O sintoma costuma desaparecer em poucas semanas, depois que a pessoa se cura da doença. Os testes sobre o olfato e o paladar foram realizados com 30 voluntários, sendo que dez deles apresentavam gripe, dez estavam infectados por coronavírus e dez estavam saudáveis.

De acordo com os cientistas britânicos, qualquer um pode fazer a experiência em casa com produtos como café, alho, limão, laranja e açúcar. Eles reforçam que outros sintomas que podem indicar contaminação por Covid-19 são febre alta e tosse contínua. Mas em caso de suspeita da doença, é importante buscar ajuda médica para que seja feito o diagnóstico correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário