segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Regras eleitorais começam a vigorar com restrições e penas, como a criminalização de fake News.

Mais de 153 milhões de eleitores devem ir às urnas, este ano, para eleger prefeitos e vereadores nos mais de cinco mil 500 municípios brasileiros, menos no Distrito Federal. 15 de agosto foi o último dia para a desincompatibilização de agentes públicos que querem concorrer aos cargos. A partir de 16 de agosto está proibido qualquer tipo de promoção pessoal de candidatos nos meios de comunicação, a não ser atividades urgentes e relevantes a funções públicas. Sites de órgãos públicos e entidades associadas não podem veicular informações que remetam à publicidade de candidatos.

A partir desta terça-feira, 18 de agosto, o juiz eleitoral começa a nomear mesários e pessoal de apoio logístico aos locais de votação. Neste ano, não haverá identificação biométrica. A disseminação de fake news, boca de urna eletrônica e restrições da legislação devem ampliar o número de denúncias. No ano passado, a lei apertou o cerco à disseminação de notícias falsas sobre adversários e o candidato que infringir a regra pode ser preso ou ter o registro suspenso. O impulsionamento de conteúdo eleitoral pela internet será liberado para candidatos e partidos, não para eleitores. A mensagem deverá ter identificação do CPF ou CNPJ do responsável e a expressão: "Propaganda Eleitoral".

Neste ano, está proibida a distribuição de brindes, como bonés, canetas, chaveiros e cestas básicas. Cinemas, clubes, lojas, templos e estádios não podem receber propaganda eleitoral. Assim como não é permitido fixar cartazes e faixas em viadutos, passarelas, pontes e paradas de ônibus. A campanha eleitoral, inclusive na internet, começa em 27 de setembro, um dia após o fim do prazo para registro de candidaturas e vai até 12 de novembro. O horário eleitoral gratuito em rádio e TV começa a ser veiculado em 09 de outubro. O primeiro turno acontece em 15 de novembro e nas cidades em que houver segundo turno, a votação está marcada para 29 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário