domingo, 26 de dezembro de 2021

Pix se consolida como alternativa de pagamento entre os brasileiros; números da plataforma impressionam.

O Pix já se consolidou como alternativa de pagamento e transferência de valores entre os brasileiros. Implementada a pouco mais de um ano, desde novembro de 2020, a plataforma tem números que impressionam. Na última segunda-feira, dia 20 de dezembro, o Banco Central registrou o maior número de transações por Pix em um único dia: foram feitas 51.946.938 transações em apenas 24 horas.

E olha que o recorde anterior era bem recente: 50 milhões e 300 mil transações registradas no dia 10 de dezembro. Atualmente, segundo o Banco Central, o Pix tem 115 milhões e 200 milhões de usuários cadastrados, entre pessoas e empresas. São mais de 364 milhões de chaves cadastradas - lembrando que cada pessoa pode registrar e fazer até cinco chaves por conta corrente, e, cada empresa, até 20 chaves.

As chaves são informações que facilitam as transações pela plataforma, sem que sejam necessários informar todos os dados, como acontece com DOC e TEC. Ainda de acordo com o Banco Central, o Pix foi o sistema de pagamentos instantâneos com adesão mais rápida no mundo. Quase 107 milhões de brasileiros já fizeram Pix pelo menos uma vez. Desde o lançamento, o sistema já movimentou mais de R$ 4 trilhões.

Nos três meses encerrados em setembro, último trimestre com dados consolidados, foram realizadas aproximadamente 2,9 bilhões de transações com Pix, o que equivale a mais de 80% do total de transações feitas por cartão. Durante o mesmo período, para comparação, foram 3,3 bilhões de transações no cartão de crédito e 3,5 bilhões no cartão de débito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário