terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Primeiro Governo Municipal de Bom Conselho era empossado há 129 anos.

Nesta terça-feira, dia 28 de dezembro, faz exatos 129 anos que o primeiro governo municipal de Bom Conselho foi empossado. Bom Conselho tornou-se município autônomo, em 3 de agosto de 1892, através da Lei provincial nº 52. E em 28 de dezembro daquele ano tomavam posse o seu primeiro governo.

Foi seu primeiro prefeito o Coronel Augusto Martiniano Soares Villela, e subprefeito Francisco Teixeira de Macedo. O conselho Municipal era formado pelo Tenente Cândido Carlos da Costa Villela, Antônio Idelfonso da Silva Amaral, Capitão Tude Pinto Costa, Joaquim Vieira de Souza e Tenente João Tenório Mascarenhas.

As terras onde hoje está localizado o município de Bom Conselho foram inicialmente habitadas pelas tribos Xucuru e Fulni-ô. Em 1630, no período da invasão holandesa, organizou-se na localidade uma comunidade de negros (quilombo) chamada de Quilombo de Pedro Papa-caça. Em 1645, a comunidade foi desmantelada por uma expedição militar holandesa.

Em 1712, a família Vilela, de Portugal, adquiriu essas terras e deu início à organização da fazenda Papa-caça. A população crescia a olhos vistos. Assim, em 1887, transformou-se em freguesia, e cinco anos mais tarde o seu primeiro governo municipal tomava posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário