domingo, 12 de dezembro de 2021

Tel Aviv é a cidade mais cara do mundo para viver; Damasco é a mais barata.

Tel Aviv, em Israel, é a cidade mais cara do mundo para viver. A cidade encabeça a levantamento elaborado pela Unidade de Inteligência Econômica, braço de análise e pesquisa da revista britânica The Economist. Paris, a capital da França, e Singapura, cidade-estado situada ao sul da Malásia, aparecem em segundo e terceiro, respectivamente.

Por curiosidade, no ano passado, Tel Aviv estava em quinto lugar e posto de cidade mais cara era compartilhado por Paris, Zurique e Hong Kong. Para classificar 173 cidades, a empresa faz uma comparação entre preços de mais de 200 produtos e serviços cobrados em cada uma delas. São analisados, por exemplo, gastos com alimentação, transporte, vestimentas, moradia e entretenimento.

Segundo os responsáveis pelo ranking, os dados coletados em agosto e setembro mostraram que, em média, os preços subiram 3,5% em termos de moeda corrente —a taxa de inflação mais rápida registrada nos últimos cinco anos. Os transportes registraram os maiores aumentos de preços, com o custo do litro da gasolina aumentando 21%, em média, nas cidades estudadas.

Na ponta de baixo, como cidade mais barata do mundo, está Damasco, na Síria, devastada pela guerra civil. Vale citar também que o levantamento avalia três cidades brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro, que ficaram na posição de número 150, e Manaus, na posição de número 160.

Nenhum comentário:

Postar um comentário