quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Brasil registra mais de 30 mil assassinatos, em 2019.

Quase 31 mil pessoas foram assassinadas, em todo o País, entre janeiro e setembro. Praticamente cinco a cada hora. O levantamento foi feito pelo portal G1, em parceria com a USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Apesar de considerado alto, o número representa queda de 22%, na comparação com as quase 40 mil mortes registradas no mesmo período do ano passado.

A pesquisa leva em conta homicídio doloso, ou seja, com intenção de matar; latrocínio, o popular roubo seguido de morte; e o óbito que acontece por conta de algum tipo de agressão. Destaque para três estados que apresentaram redução acima de 30%, de 2018 pra 2019: Ceará, Rio Grande do Norte e Roraima. Os responsáveis pelo estudo ouviram autoridades e especialistas para explicar a queda no número de mortes violentas.

Foram apontados fatores como: um regime mais rígido dentro das cadeias, a integração entre as polícias, o crescimento da apreensão de drogas e a transferência de líderes de facções para presídios federais. Porém, há quem diga, ainda, que o índice de violência nas ruas também sofre impacto das guerras que acontecem dentro das penitenciárias e das ordens passadas pra quem está fora. E que a quando a rivalidade entre as facções aumenta ou diminui, isso também faz com que haja mais ou menos assassinatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário