terça-feira, 19 de novembro de 2019

Governo estuda criação de novos impostos.

O Ministério da Economia já tem nas mãos o texto base para a Reforma Tributária. Ainda este ano será enviado ao Congresso Nacional uma primeira etapa da reforma, com a criação de um novo imposto sobre o consumo. Será a contribuição sobre bens e serviços, que parte da unificação do PIS e do COFINS, a contribuição para o financiamento de Seguridade Social.

O novo imposto terá alíquota única que ficará entre 11 e 12% sobre bens e serviços. Serviços digitais como aplicativos de transporte e plataformas de vídeo e música serão tributados. De acordo com a Receita Federal, o pilar da reforma será tributar o consumo, gerando mais arrecadação. Já para o ano que vem, o governo deve enviar as outras etapas da reforma ao parlamento. Uma delas é uma mudança no IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados. A proposta deve unificar a alíquota cobrada em cigarros, bebidas e veículos.

Um texto com aumento na faixa de isenção e uma nova tarifa de impostos para os mais ricos e as empresas também está nos planos da economia. Por fim, o governo também quer mandar uma proposta para a desoneração da folha de pagamento das empresas. De acordo com a Receita Federal, ainda não existe uma data confirmada para o envio das propostas ao Congresso Nacional, mas a primeira etapa deverá ser entregue até o fim de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário