O Natal deve movimentar 60 bilhões de
reais, no País, em 2019. A projeção feita pelo SPC Brasil, em parceria com a
CNDL, entidade que reúne os lojistas, leva em conta apenas os gastos com
presentes. Para se ter uma ideia da importância da data para o comércio, o
valor é parecido com o que movimentaram, juntos, os dias das Mães, dos Pais,
dos Namorados e das Crianças.
A tendência é que praticamente oito, de
cada 10 pessoas, comprem nem que seja uma lembrancinha. O que quer dizer que
quase 120 milhões de brasileiros vão às lojas físicas ou virtuais. A pesquisa
mostrou, ainda, que cada pessoa pretende comprar em média quatro presentes. E
que cada um deve custar cerca de 125 reais. Os itens mais procurados serão, em
ordem: roupas, brinquedos, perfumes e cosméticos, calçados, acessórios e
livros.
Já os locais de compra preferidos são as
lojas de departamento, que empataram com as lojas online, citadas por 41% dos
entrevistados. Depois vem os shoppings centers, os shoppings populares e as
lojas de rua. Por fim, os responsáveis pelo estudo avaliam que o Natal é a
época do ano na qual o brasileiro, mesmo em dificuldades, faz um esforço pra
consumir.
E eles explicam que por mais que boa parte da
população vá usar o dinheiro do saque do FGTS para pagar dívidas, o comércio
também deve se beneficiar. Até porque, depois de botar a casa em ordem, o
trabalhador volta a ter crédito na praça e pode comprar outra vez.
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