quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Brasileiro consome o dobro de sal recomendado pela OMS.

O consumo de sal, no Brasil, é o quase o dobro do recomendado. Em média, cada pessoa, por aqui, ingere 9,34 gramas por dia. Enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) fala em um limite de cinco gramas. O levantamento é fruto de parceria entre várias entidades, como IBGE e Fiocruz.

O estudo tem como base exames de sangue e urina de quase 10 mil pessoas, feitos durante a Pesquisa Nacional de Saúde. E mostrou, ainda, que menos de dois e meio por cento dos brasileiros consomem a quantidade de sal recomendada pela OMS. Os que mais abusam são os homens e os jovens. Enquanto mulheres e idosos são mais responsáveis. Mas, no geral, o consumo exagerado de sal acontece em todas as faixas etárias e envolvem pessoas de todas as idades.

Os responsáveis pelo estudo mostram preocupação com o resultado. Dizem que os números podem servir como guia para a criação de políticas públicas de saúde. E alertam que o excesso de sal é um dos causadores de várias doenças. A mais famosa é a hipertensão, também chamada de pressão alta. Mas também existem outros problemas cardiovasculares e renais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário