quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Eleições 2020: Calendário já está em vigor.

2020 é ano de eleições municipais e o calendário, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já está em vigor. Este ano serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores municipais. O primeiro turno acontecerá no dia quatro de outubro e o segundo turno está marcado para o dia 25 de outubro. Mas as regras para as campanhas já começaram a valer.

Desde o início do ano está proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública. Apenas em casos de calamidade pública ou estado de emergência é permitido o repasse de dinheiro ou de programas sociais já previstos no orçamento anterior. Já está valendo também, a obrigação de entidades ou candidatos que fazem pesquisas registrarem as informações no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais.

O próximo passo no calendário está marcado para o dia primeiro de abril, quando o TSE começa a veicular no rádio e na TV campanhas para incentivar a participação de mulheres, jovens e negros na política. No mesmo mês, no dia quatro, encerra o prazo para que partidos interessados em disputar as eleições deste ano terem os registros aprovados pelo TSE.

Outra data importante do calendário é o dia 16 de agosto, quando será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet. O eleitor precisa ficar atento ao prazo para requerer a segunda via do título eleitoral, que vai até dia 24 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário