segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Maior número de feriados trará mais perdas ao comércio em 2020.

O comércio varejista poderá ter prejuízo de mais de 19 bilhões de reais com os feriados de 2020. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, lembra que nesse ano muitos deles acontecerão em dias úteis. A estimativa é que cada feriado provoque queda de oito vírgula quatro por cento na lucratividade do comércio.

Em relatório divulgado pelo Estadão conteúdo, o economista da CNC Fábio Bentes diz que apesar de atividades voltadas ao turismo serem favorecidas, em outros setores da economia os feriados em dias úteis tendem a gerar perdas. Ele explica que mesmo que as vendas possam ser realizadas em dias anteriores ou posteriores, a folha de pagamentos tem seu peso elevado, o que encolhe as margens de operação do setor.

No ano passado, o feriado de Tiradentes caiu num domingo e as celebrações da Independência, de Nossa Senhora Aparecida e de Finados ocorreram no sábado, dia em que o comércio costuma ter meio expediente. Apesar disso, os feriados nacionais provocaram prejuízo de mais de 17 bilhões de reais ao comércio varejista e atacadista, em 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário