terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Universidades públicas poderão cobrar mensalidade.

Universidades públicas também poderão cobrar mensalidade dos alunos. Pelo menos é o que diz uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tramita na Câmara, de autoria do deputado General Peternelli, do PSL de São Paulo. Pelo texto, apenas estudantes comprovadamente carentes poderão estudar de graça.

Neste caso, haveria alguns critérios e limites de renda a serem seguidos. A justificativa é que o modelo atual é injusto e favorável aos mais ricos. Isso porque o jovem de classe alta que estuda em escola particular pode ter mais chances de ir bem no vestibular e entrar numa universidade pública.

Nesse caso, além de ele ocupar a vaga de alguém que não tem condições de pagar uma faculdade, a população é quem financia esse aluno mais rico. Em 2017, um estudo do Banco Mundial avaliou que a cobrança de mensalidade pelas universidades públicas poderia diminuir a desigualdade.

A PEC primeiro precisa passar pela comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Depois, seria criada uma comissão especial para debater a mudança, que ainda teria que ser aprovada no Plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário