segunda-feira, 23 de março de 2020

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda em todo o país.


A Campanha de Vacinação contra Gripe começa em todo o país nesta segunda-feira, 23 de março. A ação será dividida em três etapas. Nesta primeira fase, a prioridade é vacinar idosos e trabalhadores da saúde. No dia 16 de abril, começa a vacinação de doentes crônicos, professores das redes pública e privada e profissionais das forças de segurança.

A última fase está prevista para começar no dia 9 de maio e dará prioridade a crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes, mulheres com filhos recém-nascidos, pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional e a população carcerária, além adolescentes sob medidas socioeducativas.

O total de pessoas dos grupos envolvidos na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe chega a 67 milhões e seiscentas mil em todo o país e a meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos até o dia 22 de maio. No dia 9 de maio, será o dia “D” para a vacinação. É um sábado e todos os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para oferecer a dose da vacina a pessoas de todos os grupos prioritários.

A vacina protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul no ano passado: H1N1 e H3N2, além do vírus da Influenza B. O Ministério da Saúde ressalta que, apesar da vacina contra gripe não ter eficácia contra o coronavírus, é fundamental que os grupos se imunizem, já que estar protegido pode ajudar os profissionais de saúde na hora de fazer o diagnóstico para o Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário