sexta-feira, 13 de março de 2020

Brasil está entre os países que mais produz lixo plástico e é também um dos que menos recicla.

O Brasil está entre os países que mais produz lixo plástico do mundo. Estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza, conhecido pela sigla WWF, coloca o nosso país na quarta colocação, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. De acordo com o documento, o Brasil produz 11 milhões, 355 mil, 220 toneladas de lixo plástico por ano.

Segundo cálculos feitos pelo instituto, cada brasileiro produz, em média, um quilo de lixo plástico por semana. O Brasil aparece também nas primeiras colocações de um outro ranking, o das nações que menos recicla esse tipo de lixo. Apenas 1,2% é reciclado, o que significa algo em torno de 145 mil das mais de 11 milhões de toneladas produzidas. A média mundial, para se ter uma ideia, é de 9% e o índice brasileiro só é maior do que o de Iêmen e Síria.

Os números da organização revelam ainda que quase dois milhões e meio de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular no Brasil, e 7 milhões e 700 mil vão parar em aterros sanitários. Além disso, segundo a WWF, mais de um milhão de toneladas de lixo plástico não é recolhida no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário