quinta-feira, 26 de março de 2020

Volume de lixo residencial pode aumentar até 25% com quarentena.

É importante a população adotar medidas para reduzir a quantidade de lixo domiciliar durante o período de quarentena. A recomendação é da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, a Abrelpe. A entidade estima que com as medidas de isolamento e distanciamento social, a geração de resíduos sólidos poderá aumentar entre 15% e 25%.

Ao mesmo tempo, as unidades de atendimento à saúde deverão gerar de 10 a 20 vezes mais resíduos hospitalares. Esses materiais são acondicionados em sacos vermelhos com o símbolo de substância infectante, e retirados por serviços especializados. Já o lixo doméstico deve ser devidamente embalado, preferencialmente com o uso de dois sacos plásticos, um dentro do outro, para garantir a proteção dos profissionais que atuam na coleta.

E quanto menor for o volume gerado, melhor para o meio ambiente. Outra orientação é para que o lixo reciclável deixe de ser separado do lixo comum, nas residências em que há pessoas com casos confirmados de Covid-19. A medida vai evitar que objetos contaminados sejam reutilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário