domingo, 8 de março de 2020

Dia Internacional da Mulher lembra a luta para eliminar as desigualdades.

Comemorado em oito de março, o Dia Internacional da Mulher simboliza a luta das mulheres para terem condições igualadas às dos homens. A data serve de alerta contra o machismo, a violência e a desigualdade salarial que ainda afeta muitas trabalhadoras. A celebração acontece anualmente em mais de 100 países e é considerada um dia de protesto por melhores condições de vida e de trabalho para elas.

O tema escolhido pela Organização das Nações Unidas, a ONU, para 2020 é: “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”. No mês passado, a diretora da ONU Mulheres para América Latina e o Caribe, Maria Noel-Vaeza, se reuniu em Brasília com autoridades do Executivo, Judiciário e representantes da sociedade civil. Nos encontros, ela salientou que os países da região precisam avançar em políticas para eliminar as desigualdades de gênero, raça e etnia. Também reforçou que a importância de o Brasil se incorporar ao movimento internacional e avançar a resposta à Plataforma de Ação de Pequim.

Adotada em mil 995, na quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres, na China, a declaração de Pequim discute propostas para a promoção da igualdade, desenvolvimento e paz. Entre as iniciativas, o documento identifica áreas em que são necessárias ações para que a mulher tenha o controle de si mesma e de seu desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário