domingo, 27 de dezembro de 2020

Cerca de 360 mil arquivos maliciosos foram lançados na internet por dia em 2020.

As tentativas de golpes online dispararam em 2020. Um relatório elaborado pela empresa de cibersegurança Kaspersky revela que, por dia, cerca de 360 mil arquivos maliciosos foram lançados na internet. O total é 5,2% mais alto que o registrado ao longo de 2019. O principal "vírus" espalhado pelos hackers foram os trojans. É o tipo de golpe em que os criminosos podem roubar dados ou espionar as vítimas.

A maioria dos arquivos maliciosos, cerca de 89% deles, foi distribuída no sistema operacional Windows e, por outro lado, segundo o relatório, as ameaças relacionadas ao Android, sistema operacional do Google para smartphones, caíram quase 14%. Apesar de existirem variados tipos de golpes, algumas dicas gerais ajudam os usuários a se proteger as investidas de cibercriminosos.

Segundo os especialistas os usuários devem evitar abrir arquivos ou anexos suspeitos, principalmente se foram enviados por pessoas desconhecidas, não baixar nem instalar aplicativos de fontes não oficiais – no celular, por exemplo, só baixar aplicativos de ambientes como App Store e Google Play.

É importante também suspeitar de anúncios e mensagens em redes sociais que ofereçam vantagens muito especiais. Também é fundamental criar senhas fortes, de preferência misturando letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos - e, sempre que houver a opção, ative a autenticação de dois fatores. Além disso, mantenha seus dispositivos sempre atualizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário