quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Governo envia proposta ao Congresso que pode extinguir mais de mil municípios.

Dentro das propostas de mudança no Pacto Federativo apresentadas na terça-feira, 5, em uma proposta de emenda à Constituição (PEC), o governo propõe extinguir municípios pequenos considerados inviáveis financeiramente. Pela proposta apresentada pelo Ministério da Economia, cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total serão incorporadas pelo município vizinho. Além disso, haverá restrições para a fundação de novos municípios.

O governo não informou, contudo, se já tem estudo sobre quantos municípios estão nesta situação e seriam atingidos pela medida. De acordo com o IBGE, pelo censo de 2018, dos 5.570 municípios brasileiros, 1.257 têm menos de 5 mil habitantes. Em Pernambuco, seriam afetados pela medida Itacuruba, com 4 mil 869 habitantes, e, Ingazeira com 4 mil 554, no sertão do Estado.

Segundo o texto da PEC, os municípios de até 5 mil habitantes deverão comprovar, até o dia 30 de junho de 2023, sua sustentabilidade financeira. “O Município que não comprovar sua sustentabilidade financeira deverá ser incorporado a algum dos municípios limítrofes, a partir de 1º de janeiro de 2025”, diz o texto, que determina que o município com melhor índice de sustentabilidade financeira será o incorporador.

O plano precisa da aprovação do Congresso Nacional, com duas votações na Câmara e no Senado. Por se tratar de uma emenda constitucional, são necessários os votos de três quintos dos deputados e senadores para ser aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário