quinta-feira, 7 de novembro de 2019

E-visit@: SES treina agentes de endemias dos 21 municípios da V Geres.

Agentes Comunitários de Endemias dos municípios da V Gerência Regional de Saúde (V GERES), com sede em Garanhuns, participaram na última semana (30 e 31/10), de treinamento para implantação da tecnologia móvel E-visit@pe, que irá facilitar os trabalhos de controle ao Aedes aegypti. A realização foi da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a organização em Garanhuns ficou a cargo da gerente da V GERES, Catarina Tenório, e da coordenadora de Vigilância em Saúde, Conceição Santana.

A formação voltada aos profissionais de 21 municípios aconteceu no auditório do Hotel Tavares Correia e foi ministrada por técnicos da Gerência de Vigilância e Controle de Arbovirores, com Claudenice Pontes, que coordenou as oficinas, e os técnicos Wellington Tavares, Ednaldo Carvalho, Vanuska Valença e Rodriga Zovka. Os coordenadores e digitadores de Endemias já passaram por capacitação no mês de julho.

Pelo programa E-visit@ cada Agente de Endemias (ACE) irá receber um smartphone, cedido pela SES, com GPS para digitalizar trabalhos que eram feitos em boletins preenchidos manualmente. Os aparelhos também serão usados para fotografar focos do Aedes aegypti e enviar em tempo real, ou no final de cada dia de visitas. Na plataforma, os agentes conseguem localizar o imóvel a ser visitado, selecionar o tipo de visita e digitar as informações necessárias, como os focos encontrados e os que foram tratados.

A SES está implantando a tecnologia E-visit@pe em todas as GERES do estado.  Os smartphones são entregues em comodato aos municípios e servem exclusivamente ao programa E-visit@. Caso não sejam utilizados por um período de dois meses, a SES pode pedir a devolução.

De acordo com a gerente da V Geres, no encontro que reuniu coordenadores, o E-visit@pe também vai possibilitar o compartilhamento dos dados. "Gestores municipais, GERES e SES terão acesso mais rápido às informações, podendo mapear via GPS, estudar estratégias de ação e oferecer respostas mais rápidas e eficazes no combate ao aedes aegypti", destacou Catarina Tenório, que fez agradecimento especial ao secretário estadual de saúde, Dr. André Longo, e a secretária executiva de Vigilância em Saúde (SEVS), Luciana Albuquerque.

Por Assessoria de Comunicação
V GERES - Gerência Regional de Saúde
Dra. Catarina Fábia Tenório
Endereço: Rua Joaquim Távora, 240 – Garanhuns/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário