quarta-feira, 21 de abril de 2021

21 de abril é Dia de Tiradentes. Você conhece a origem da data?

Nesta quarta-feira, dia 21 de abril, é feriado nacional, dia de Tiradentes. Mas você sabe exatamente o que estamos celebrando? 21 de abril é a data de morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes. Ele foi o herói da Inconfidência Mineira, uma revolta separatista, organizada pela elite de Minas Gerais, em 1789, contra o domínio colonial português.

A conspiração, no entanto, nem chegou a acontecer, porque foi descoberta pelas autoridades coloniais. Na verdade, um dos inconfidentes, Joaquim Silvério dos Reis, traiu o movimento e fez denúncias à Coroa, em benefício próprio.

Todos os líderes do movimento foram punidos de maneira leve. Exceto Tiradentes, que não era membro da elite. Era dentista e militar e acabou sendo condenado à morte. Foi enforcado, decapitado e esquartejado em praça pública, na manhã de 21 de abril de 1792 e, anos depois, entrou pra história reconhecido como mártir na luta pelos ideais de independência e republicanismo. A proclamação da República, vale lembrar, só aconteceu em 15 de novembro de 1889.

Nenhum comentário:

Postar um comentário