domingo, 4 de abril de 2021

Especialistas defendem lockdown de 3 semanas para salvar mais de 20 mil vidas em abril.

Mais de 30 cientistas, economistas e pesquisadores renomados assinaram uma carta aberta assinada endereçada ao presidente Jair Bolsonaro, governadores e prefeitos do país defendendo a adoção de medidas urgentes para conter a pandemia no Brasil. Entre as propostas, está a adoção de um lockdown – o fechamento mais restritivo da economia do país, por um período de 3 semanas.

De acordo com o que argumentam no documento, a medida ajudaria a salvar 22 mil vidas apenas no mês de abril. Ainda de acordo com os especialistas, a adoção das medidas mais restritivas de circulação, pode dificultar o surgimento de novas variantes e proporcionar tempo para a vacinação de quase todos os idosos acima de 60 anos, pontos que também são fundamentais para reverter o cenário de calamidade que hoje acomete o país. E, como forma de preservar a economia, o documento propõe a concessão de parcela única de auxílio emergencial para indivíduos e micro e pequenas empresas, indicando um caminho para viabilizar esse auxílio.

Entre os especialistas que assinam a carta aberta estão Acacio Sousa Lima, presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, Nelson Gouveia, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, André Lara Resende, ex-diretor do Banco Central e ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, também ex-presidente do BNDES. Além de professores e pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas e de universidades federais, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário