segunda-feira, 5 de abril de 2021

Projeto prevê pena de até 8 anos para envolvidos em esquema de pirâmide financeira.

Pessoas envolvidas em esquemas fraudulentos conhecidos como pirâmide financeira poderão receber condenações mais severas. Considerado crime contra a economia popular, nesse tipo de modelo comercial a remuneração ocorre com a entrada de novos sócios no negócio.

Os pequenos investidores são atraídos com a promessa de ganhos rápidos e retornos altos, mas a sequência é interrompida quando surge a dificuldade de incluir mais participantes. Atualmente, a pena prevista é de multa e detenção, que a pessoa cumpre em regime semiaberto ou aberto.

A penalidade maior para o esquema fraudulento está prevista no Projeto de Lei 744 de 2021, em tramitação na Câmara dos Deputados. Além da multa, o texto prevê reclusão de dois a cinco anos, em regime fechado, nos casos em que o esquema for aplicado em uma localidade específica. Já para os casos em que a fraude for cometida pela internet ou afetar pessoas de outros estados, o período de reclusão poderá chegar a oito anos, com multa.

O autor do projeto, deputado Celso Russomano, do Republicanos de São Paulo, diz que as atuais regras são brandas e não dão a devida punição aos condenados por esse tipo de crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário