sexta-feira, 30 de abril de 2021

Vaquejada é aprovada como atividade esportiva; proposta ainda vai passar por duas comissões.

A Câmara dos Deputados reconhece a vaquejada como atividade esportiva. Tradicional principalmente no Nordeste, a prática foi aprovada pela Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, após votação que teve onze votos a favor e sete contra.

A maioria dos parlamentares considerou que a vaquejada é uma competição pública, em que é julgada a capacidade do atleta em dominar o animal com destreza e perícia. Já os deputados contrários à medida argumentam que não há meios de garantir que o boi não vai se machucar durante a atividade.

O texto aprovado determina que sejam respeitadas regras de proteção à saúde e à integridade física do animal, desde o transporte até a montaria, que garantam seu bem-estar. Também deverão ser adotadas medidas de defesa sanitária animal, além da obrigatoriedade da presença de um médico veterinário nos eventos.

De acordo com a Agência Câmara, a proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões do Esporte e de Constituição e de Justiça e de Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário