quarta-feira, 21 de abril de 2021

Banco Central alerta para golpe do PIX.

A plataforma de pagamento PIX, lançada em novembro do ano passado, teve uma boa aderência pelos brasileiros. De acordo com um levantamento, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos em transações em tempo real. O país é o oitavo no mundo, após um crescimento de 58% nas transações de dinheiro em 2020 com relação a 2019.

A previsão é que o tipo de transação continue crescendo no país. Porém, o Banco Central alerta para golpes relacionados com o PIX. Os criminosos geralmente aplicam o golpe na hora de cadastrar o sistema. Geralmente a vítima é encaminha para uma plataforma fora da oficial do banco e lá tem os dados roubados. Os golpes chegam por links que podem ser enviados por SMS, e-mail ou mensagem de WhatsApp.

O Banco Central recomenda que o cadastro das chaves e qualquer transação do PIX devem ser feitas apenas pelo aplicativo ou site oficial do banco. Além disso, jamais forneça senhas ou tokens pessoais por meio de mensagem ou ligação de estranhos e desconfie de promoções muito generosas. A regra básica é ir até a plataforma do banco e realizar o cadastro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário