domingo, 4 de abril de 2021

CPF e CNH podem ganhar códigos de verificação; medida pretende evitar fraudes.

O Cadastro de Pessoa Física, o CPF, pode ganhar um código de segurança para evitar fraudes. Emitido pela Receita Federal para a identificação do contribuinte no imposto de renda, o documento também é utilizado em diversas situações.

Os onze números do CPF são solicitados, por exemplo, nas compras feitas com o cartão de crédito pela internet. Para evitar que ocorram fraudes nessas transações, um Projeto de Lei, em tramitação na Câmara Federal, sugere que seja criado um Código Verificador de Segurança.

A proposta estende a medida para a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, e o objetivo é garantir que operações realizadas sem a validação do código sejam invalidadas. O autor do projeto, deputado Christino Aureo, do PP do Rio de Janeiro, diz que a medida vai proteger, principalmente, pessoas que tiveram seus dados vazados.

No início deste ano, informações do CPF, celular, endereço, entre outras, de 223 milhões de brasileiros, ficaram expostas na internet. Pela proposta apresentada na Câmara, o Código Verificador de Segurança será semelhante aos dos cartões de crédito, mas não ficará grafado no documento e será fornecido diretamente ao usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário