quinta-feira, 8 de abril de 2021

Projeto quer regulamentar a profissão de sommelier de cerveja e de cachaça.

Considerado o responsável pelas cartas de vinhos em restaurantes, bares e empórios, o sommelier muitas vezes é confundido com o enólogo. O enólogo é um estudioso da bebida, que atua em etapas da produção do vinho.

Já o sommelier é um especialista em bebidas alcoólicas, requisitado principalmente para sugerir o vinho, mas que também pode indicar uma boa cerveja, por exemplo. Um projeto em tramitação na Câmara Federal quer regulamentar o serviço prestado por esse profissional. O objetivo é incluir, além do vinho, as cervejas e as cachaças.

O autor da proposta, deputado Alceu Moreira, do MDB do Rio Grande do Sul, diz hoje a lei se restringe ao setor vinícola e deixa de lado o setor cervejeiro, que está em plena expansão. Segundo ele, a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal estima que mais de dez mil pessoas já participaram de cursos de formação profissional de sommelier de cerveja.

Além disso, entre 2008 e 2018, o número de cervejarias artesanais passou de 70 para quase 900, de acordo com o Ministério da Agricultura. A profissionalização deverá garantir o reconhecimento não apenas do sommelier de vinho, mas também do de cerveja e de cachaça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário