quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Em ano de eleições no Brasil, crimes de ódio crescem na internet.

Os crimes de ódio na internet cresceram no Brasil este ano. O número total de denúncias avançou quase 70% entre janeiro e junho, na comparação com o primeiro semestre de 2021, segundo dados da ONG Safernet, que trabalha coma proteção dos Direitos Humanos no ambiente digital. Foram quase 24 mil casos apenas nos primeiros seis meses de 2022, ano de eleição no nosso país.

São considerados discurso de ódio posts com textos ou imagens que incitem a discriminação ou a violência contra pessoas ou grupos por motivos como cor, raça, religião, origem, gênero e orientação sexual, por exemplo. Os discursos que envolvem intolerância religiosa foram os que mais cresceram entre o ano passado e esse. Foram 2.813 denúncia no primeiro semestre deste ano, um aumento de mais de 650% em relação ao mesmo período de 2021.

Xenofobia - que é antipatia a pessoas vindas de outros países - aparece na sequência, com aumento de 520% no volume de registros, seguido dos ataques envolvendo neonazismo, que aumentaram 120%. É importante destacar que os discursos de ódio na internet podem, e devem, ser denunciados. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, no endereço eletrônico: denuncie.org.br; a plataforma envia o caso ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário