segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Votação vai começar e terminar ao mesmo tempo em todo País; eleitores votarão de 8 a 17 horas, no horário de Brasília.

Faltam poucos dias para o primeiro turno das eleições no Brasil. Este ano, mais de 156 milhões e 400 mil brasileiros estão aptos a votar e todos terão o mesmo período para comparecer às urnas e registrar o voto. Isso porque a votação este ano terá horário unificado em todo território nacional – o que significa que, independentemente das diferenças em razão de fuso horário, o início e o término da votação ocorrerá de maneira simultânea em todas as unidades da federação.

Considerando o horário de Brasília, as seções ficarão abertas entre 8 da manhã e cinco da tarde. Portanto, as localidades que apresentam fuso horário diferente da capital federal terão de se adaptar e abrir as seções, no horário local, uma ou duas horas antes – encerrando, o pleito, consequentemente, uma ou duas horas antes, lembrando, no horário local – o que garante a sincronia com o horário oficial de Brasília.

Pra ficar mais fácil de entender, considerando o relógio do eleitor, os estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além de Goiás, Tocantins, Pará, Amapá e o próprio Distrito Federal, que estão no fuso oficial, iniciam a votação às 8 da manhã e encerram às cinco da tarde.

Nos estados de Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e a maior parte do Amazonas as seções as seções abrem às sete da manhã e fecham às 4 da tarde. E, no Acre em parte restante do Amazonas, que estão no fuso duas horas atrás do horário de Brasília, os eleitores vão às urnas entre seis da manhã e 3 da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário